Notícias


FACULDADE DA TERCEIRA IDADE: SEIS ANOS OFERECENDO EDUCAÇÃO GRATUITA SUPERIOR PARA IDOSOS

01/09/2010 13:27
SERGIO TONIELLO/ASCOM

A FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade, administrada pela FACE - Faculdade de Ciências Educacionais, completa seis anos de fundação e de atividade ininterrupta. A faculdade foi criada em 31 de agosto de 2004, por determinação do diretor-presidente da instituição, professor Dário Loureiro Guimarães, com o objetivo de promover a inclusão social para pessoas acima de 60 anos, sem recursos financeiros para pagar um curso superior. Com sede em Valença, a instituição vem, ao longo desses anos, dando oportunidade para que idosos de todas as classes sociais do município e cidades circunvizinhas da Costa do Dendê possam realizar, gratuitamente, o sonho de cursar uma faculdade e para que tenham participação efetiva como agentes transformadores da realidade e priorizem a satisfação pessoal e a melhoria da qualidade de vida, através de uma educação permanente e continuada.

Os cursos são ministrados por professores altamente capacitados, em sua maioria mestrandos e mestres e estão baseados em três pilares de atuação: passar conhecimento, cuidar da saúde física e mental dos alunos e proporcionar todas as informações necessárias para que exerçam, na plenitude, seus direitos de cidadãos e tenham ótima qualidade de vida. As disciplinas oferecidas são: Relações Humanas e Interpessoais, Cidadania, Corpo e Movimento, História Regional, Filosofia, Sociologia, Produção de Textos, Geografia e Turismo, Espanhol, Informática, Fisiologia do Envelhecimento, Canto e Coral, Artes em Educação e Educação Ambiental. As aulas são realizadas no campus principal da FACE, em Valença.

A FACE é a única faculdade das regiões Norte- Nordeste do país que oferece cursos gratuitos para pessoas da terceira idade que desejam realizar o sonho de concluir o curso superior. A instituição atende, ainda, outras camadas da sociedade, como jovens carentes (que participam de cursos profissionalizantes) e de pessoas envolvidas com drogas e que são atendidas pelo Projeto Renascer. Tudo sem custo algum.

A idéia, segundo o professor Dário Loureiro Guimarães é perpetuar e ampliar ainda mais os serviços oferecidos pela FACE às pessoas que já estão na terceira idade: "Meu propósito, e de todos na FACE, é dar oportunidade ao para que as pessoas que já estão na chamada melhor idade possam desenvolver suas aptidões intelectuais e ter uma vida plena de satisfação. Afinal, elas ainda têm muito a contribuir com a vida, e, a vida ainda tem muito a oferecer a elas".

FACE Nead
RADIO FACE
Sist. de Comunicação
Portal ALUNO
WEB MAIL
Aluno Egresso
Trabalhe conosco
Portal do Professor
Moodle
TV Face
Biblioteca Virtual
Intranet
Bate Papo Aluno
Todos os direitos reservados a Face